Quantcast
Channel: Placa Treta – Blog da Home-Page do Passat
Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

A volta do placa treta Total Flex

$
0
0

Há tempos não publicávamos nenhum post sobre um “placa treta”… Mas não era por falta de material. Infelizmente a emissão de certificados de originalidade (vamos deixar a palavra em negrito) para carros antigos modificados está cada vez mais popular. Nas redes sociais, cansamos de ver Passat e outros antigos bastante modificados exibindo placas pretas com seus donos orgulhosos e sedentos por likes. São carros com aro 17″, mecânica moderna, injeção eletrônica, interiores totalmente reformulados. E também carros que conhecíamos já modificados com placa cinza e que aparecem com placa preta. Uma prova de que, ao contrário do que muitos dizem, as modificações nem sempre acontecem após a obtenção do certificado de originalidade. Cresceu também, exponencialmente, o número de vendedores de certificados, tão capazes que fazem vistoria por fotos de Whatsapp. E todo mundo acha normal.

Além dos desinibidos proprietários, diversos sites, revistas e programas de televisão passaram a exibir os placa treta sem nem ao menos citar o problema. Pelo contrário, em praticamente 100% dos casos a exibição é para exaltar o carro. Existem casos famosos como a “Saveiro GT”, ou carros premiados em famosos eventos na categoria “modificados”, mas que ostentam a placa preta (algo que nem deveria ser usado como objeto de ostentação). Apesar de parecer óbvio o erro de quem emite e assina um certificado de originalidade quando não há características originais preservadas, algumas pessoas influentes no antigomobilismo, e muitas outras sem qualquer influência real, aplaudem essa prática. Há algumas semanas, chegou até nós até o perfil de uma pessoa diretamente ligada a política em uma cidade de um grande estado, onde o Passat de placas pretas e aro 17″ era exibido sem qualquer pudor. E todo mundo acha normal.

Placa Treta Total Flex
Foto: OLX

A Federação Brasileira de Veículos Antigos faz o que está ao seu alcance sobre o tema e o Denatran em raros momentos parece se movimentar no sentido de reprimir essa prática. Mas como muitos donos de antigos modificados estão desesperados pra causar inveja nos vizinhos com uma simples placa de outra cor, parece que não temos muita esperança de que algo vá mudar. Por esta falta de esperanças, material desse tipo acabou não sendo mais objeto de publicações por aqui, já que não causa mais espanto… Todo mundo acha normal.

Placa Treta Total Flex
Foto: OLX

Hoje abro uma exceção, pois um dos primeiros Passat com placa treta publicados aqui no blog, neste post de fevereiro de 2014, reapareceu a venda no OLX. O post da época tem fotos do carro ainda com placas cinza, o que mostra que as placas pretas foram obtidas posteriormente as modificações. O anúncio está aqui, pra quem quiser ver. Por R$24.900,00, praticamente o mesmo valor de 2014, é possível comprar este Passat. Ele vem com rodas 17″, mecânica Total Flex, direção hidráulica, interior nas cores bege e verde, em couro. Ah, acompanha também o Certificado de Originalidade, claro.

Placa Treta Total Flex
Fotos: OLX

É um assunto que pode gerar debates intermináveis, apesar de ainda ser complicado de entender como alguém consegue justificar um documento que certifica a originalidade de algo que de original tem pouca coisa. Vamos nos abster de maiores comentários ou observações. Afinal, o anúncio está disponível na internet e as fotos falam por si. Além do mais, todo mundo acha normal.

O post A volta do placa treta Total Flex apareceu primeiro em Blog da Home-Page do Passat.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

Latest Images

Trending Articles





Latest Images